Educação religiosa

Fundamentação antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich
Disponível
Editora: PAULINAS
Autor(es): Pedro Ruedel
Coleção: Docentes em formação
Código: 512605

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Ficha técnica

Código de barras:
9788535620962
Peso:
230
Dimensões:
14.00cm x 0.00cm x 21.00cm
Código:
512605
Idioma:
PORTUGUES
Número de páginas:
192
Edição:
2
Data de Edição:
06/04/2010
Data de Lançamento:
04/10/2007

Detalhes

No Brasil, há poucas pessoas, como o irmão Lassalista Pedro Ruedell, do Rio Grande do Sul, que acompanham criticamente a evolução do ensino religioso nas escolas, tanto privadas e confessionais, como públicas, sempre aberto ao novo, mas, ao mesmo tempo, alimentando um discernimento lúcido, capaz de reconhecer os traços positivos do que aconteceu nas últimas décadas, sem renunciar aos valores das práticas pedagógicas mais antigas.

Sua obra Educação religiosa, tem o triplo valor de testemunho de uma vida dedicada à causa; uma análise lúcida dos diversos aspectos antropológicos, filosóficos e pedagógicos envolvidos nesse profundo processo de mudança da educação religiosa e, finalmente, a sabedoria com que, baseado numa visão lúcida e generosa das relações entre religião e cultura, inspirando-se em Paul Tillich, o autor estabelece algumas preciosas sugestões de como proceder, na prática, para salvaguardar o que tem de mais valioso no ensino religioso pluralista e sem proselitismo.

Lança um olhar histórico sobre a evolução do ensino religioso, com destaque para as mudanças ocorridas, visando à melhor compreensão de como é regulamentado pela legislação e praticado na atualidade. Analisa o sentido do que a prática do ensino religioso tem no quadro das relações complexas e iterativas entre ciência e religião, discutindo o posicionamento de Paul Tillich, e sugere uma série de indicadores valiosos para a implementação pedagógica do ensino religioso em pauta.

Publicando esse estudo o fazemos na esperança de que possa constituir uma contribuição de grande alcance para ajudar a resolver os grandes impasses e inúmeras incompreensões que ainda se verificam na área do ensino religioso entre nós.