
Educação à luz da pedagogia de Jesus de Nazaré (A)
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Nome | Prazo de entrega | Valor |
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Ficha técnica
- Código de barras:
- 9788535617351
- Peso:
- 220
- Dimensões:
- 14.00cm x 0.00cm x 21.00cm
- Código:
- 509337
- Idioma:
- PORTUGUES
- Número de páginas:
- 184
- Edição:
- 1
- Data de Lançamento:
- 26/06/2006
Detalhes
Esta obra situa-se nos horizontes da Filosofia da Educação e da Teologia da Libertação e foi escrita no intuito de colaborar na formação de uma nova consciência educativa, reflexiva e complexa, partindo da pedagogia diferenciada do Mestre Jesus de Nazaré.
O princípio que a move é o "princípio-libertação" que expressa o dever ético-crítico de uma educação que se pretenda compromissada com o progresso qualitativo em direção a uma história sem vítimas, pois o domínio da educação é sempre, e continuamente, o do projeto. Trabalha com o vir-a-ser.
Assim, trata-se de uma tentativa de sinalizar os fundamentos de um novo paradigma em educação capaz de re-situar, reorientar e ressignificar as ações humanas no mundo, desafiando a formação de uma aptidão geral e fundamental de saber transcender, sair do individualismo e do disciplinarismo, em busca de sempre maior transversalidade e complexidade. O leitor é remetido à experiência fundante da condição humana, chamada à transcendência, à crítica e superação de configurações históricas reducionistas e à construção de um horizonte maior de sentido.
Em seguida, depara-se com a pedagogia do Mestre de Nazaré, seu jeito de ser, atuar e relacionar-se, sensibilizando e despertando a consciência dos discípulos para o diagnóstico da realidade e sua progressiva intervenção social. Busca-se compreender as implicações políticas e pedagógicas da presença do Mestre e Educador Jesus, tais como: fomentar a dúvida e a busca, discernir a realidade, preparar para o conflito, enviar para o compromisso social, libertar e reintegrar socialmente, entre outros.
Considera-se a singularidade do cristianismo, suas configurações e deformações históricas, as implicações entre fé e política, ética e seguimento, sinalizando sua possibilidade de futuro e busca não refletir questões hoje essenciais na atuação dos educadores e nas instituições educativas, tais como: responsabilidade planetária; "inteligência do cuidado e da articulação"; "inteligência da complexidade"; função social e evangelizadora do currículo; reeducação da alma humana, a partir de uma nova espiritualidade.