Homilia: a comunicação da palavra


Disponível
Editora: PAULINAS
Autor(es): Enio José Rigo
Coleção: Pastoral da Comunicação - teoria e prática - s. dinam. comun
Código: 514110

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Ficha técnica

Código de barras:
9788535633542
Peso:
140
Dimensões:
13.50cm x 0.00cm x 20.00cm
Código:
514110
Idioma:
PORTUGUES
Número de páginas:
128
Edição:
3
Data de Edição:
21/11/2012
Data de Lançamento:
17/07/2008

Detalhes

Homilia comunicação da palavra faz parte da série Dinamizando a comunicação que integra a coleção "Pastoral da Comunicação", nela são apresentadas obras de autores nacionais que visam embasar as práticas pastorais com os elementos, saberes e técnicas da comunicação, resgatando a visão de conjunto. Escrever sobre homilia é tratar de um tema difícil e, ao mesmo tempo, fascinante, uma vez que incide diretamente sobre a fé do povo de Deus. Resultado de um trabalho árduo, que demandou tempo, reflexão, preparo e pesquisa, a real motivação desta obra é ajudar os que pregam e os que crêem a partir da pregação. Sua leitura se mostra indispensável a todos os que lidam com a comunição e a Palavra de Deus, especialmente aqueles que almejam os púlpitos, conscientizando-os de seu uso e capacitando-os para fazer bom uso deles. A obra está alicerçada em três partes que seguem o enfoque clássico "ver, julgar e agir" demonstrando o assunto de forma didática e pastoral, fundamentada na prática e na forte paixão pela liturgia. Na primeira, o autor discorre sobre a proposição da Igreja sobre a homilia: sua natureza e compreensão, suas características, linguagem, conteúdo, tempo e preparação necessária. Na segunda, trata dos desafios oriundos da prática celebrativa: a razão de ser do serviço do homiliasta, a recepção e a compreensão por parte da assembléia, a oralidade, a gestualidade e o esforço entre o "querer" e o "poder" ser do pregador. Na terceira, apresenta algumas alternativas e reflexões a partir do potencial da comunicação: como resgatar a força da palavra, a qualificação humana e intelectual dos pregadores, o oportuno uso dos novos meios de comunicação, a sintonia com os novos tempos e suas especificidades.