Olhar de descoberta
Proposta analítica de livros que concentram várias linguagensDisponível
Nome | Prazo de entrega | Valor |
---|
Ficha técnica
- Código de barras:
- 9788535610956
- Peso:
- 290
- Dimensões:
- 15.50cm x 0.00cm x 23.00cm
- Código:
- 503258
- Idioma:
- PORTUGUES
- Número de páginas:
- 192
- Edição:
- 3
- Data de Edição:
- 05/11/2009
- Data de Lançamento:
- 13/06/2003
Detalhes
Este livro nasceu de aulas na Universidade de São Paulo e em outras faculdades. A autora denuncia a limitação da leitura à passividade diante do texto verbal e mostra que, sobretudo no caso da literatura infanto-juvenil, precisa-se estimular uma leitura criativa, expressão do sujeito, chamado a reagir diante de todo estímulo, visual, auditivo ou táctil. Trata-se, portanto, de despertar o professor-guia-da-aventura-de-ler-vivendo a ver, decodificar, significar as diversas linguagens, movido por sua percepção-descoberta, sua intuição e sensibilidade, somando seus textos vividos e textos lidos. Depois de uma primeira parte em que estabelece os parâmetros para considerar o objeto novo, como diz, o livro encarado sob esse aspecto de provocador de reações criativas, a autora, na segunda parte, analisa minuciosamente as diversas ferramentas que permitem esse tipo de trabalho, tendo-se sempre presente que se trata de um trabalho tecnicamente avançado, que não pode ser improvisado e não está ao alcance do professor mal formado, como hoje muitas vezes acontece.Iniciado nas diversas técnicas de "leitura", o professor-guia cuidará de motivar os alunos a abordar o livro, qualquer que seja a sua natureza, de pano ou de puras imagens, elaborado nas mais diversas perspectivas, acompanhando a leitura e despertando a criatividade, de forma a provocar uma leitura aberta, que só pode ser avaliada indiretamente. Numa palavra, o estudo de Lúcia Pimentel Góes é um apelo para que os professores trabalhem sempre na perspectiva das crianças, adolescentes e jovens, por meio dos mais variados tipos de livros, para que se descortinem para todos novos e insuspeitados horizontes.