Pensamento ecológico

Reflexões, críticas sobre meio ambiente, desenvolvimento sustentável e resp
Disponível
Editora: PAULINAS
Autor(es): Vilmar Sidnei Demamam Berna
Coleção: AVULSO
Código: 508748

calcular frete

Não sabe seu CEP? Então clique aqui.
loader
Nome Prazo de entrega Valor
COMPARTILHAR

Ficha técnica

Código de barras:
9788535616743
Peso:
170
Dimensões:
14.00cm x 0.00cm x 21.00cm
Código:
508748
Idioma:
PORTUGUES
Número de páginas:
128
Edição:
1
Data de Lançamento:
04/11/2005

Detalhes

O movimento ambientalista, respaldado em inúmeros relatórios científicos, denuncia a destruição sem precedentes dos recursos naturais fundamentais à vida. É urgente lutar em favor de um novo modelo de desenvolvimento, em que os meios de produção e de consumo sejam sustentáveis. Essa a grande tarefa do jornalismo ambiental, em que se insere o livro de Vilmar Berna, expressão de uma ação global do autor em favor da defesa do meio ambiente, em vista de uma mudança radical em nossas políticas públicas.

De fato, quando se questiona com fundamentos nosso modelo de desenvolvimento "ecologicamente predatório, socialmente perverso e politicamente injusto", abala-se a estrutura dos sistemas políticos e econômicos vigentes. A defesa da mudança na direção da sustentabilidade, nos obriga a demonstrar que o velho paradigma está ultrapassado e a sinalizar rumo e perspectiva para a sociedade. Em sete capítulos o autor mostra que o planeta sobreviverá, mas a questão é saber se sobreviveremos com ele.

Propõe então um programa bem articulado de educação ambiental, formando uma cidadania ambiental, através dos meios de comunicação, e estabelecendo uma constante preocupação ambiental na gestão da coisa pública. Só assim se poderão enfrentar com sucesso os grandes problemas ambientais, como a questão da água, da biodiversidade, da emissão de carbono para a atmosfera, dos desafios energéticos, da favelização planejada, da caça , mesmo quando dita ecológica e, finalmente, da Mata Atlântica. Completam o volume quatro entrevistas a graduandos em jornalismo e à Revista Marketing, sobre marketing ecológico no Brasil