Ser professor e dirigir professores em tempos de mudança


Disponível
Editora: PAULINAS
Autor(es): Jerónimo García Ugarte,  Lourdes Bazarra,  Olga Casanova
Coleção: Pedagogia e educação
Código: 509400

calcular frete

Não sabe seu CEP? Então clique aqui.
loader
Nome Prazo de entrega Valor
COMPARTILHAR

Ficha técnica

Código de barras:
9788535630855
Peso:
280
Dimensões:
13.00cm x 0.00cm x 20.00cm
Código:
509400
Idioma:
PORTUGUES
Número de páginas:
272
Edição:
5
Data de Edição:
24/04/2012
Data de Lançamento:
03/07/2006

Detalhes

Ser professor e dirigir professores em tempos de mudança é um grande ensaio sobre a educação como tarefa de humanização. Numa primeira parte os autores nos oferecem o que poderíamos chamar de arquitetura dos sonhos. Entendendo por sonhos essa capacidade que possuímos todos nós, seres humanos - e, mais concretamente, os educadores -, para imaginar e projetar o futuro e, por sua vez, construí-lo, conscientes de que o mundo está por fazer e de que sempre existe a possibilidade do melhor. Uma arquitetura dinâmica e aberta ao questionamento, ao diálogo, à escuta; e, sobretudo, uma arquitetura na qual os tradicionais termos programação, projeto, estratégias ou currículo se fundem com outros, sem dúvida mais importantes: paixão, desprendimento, alegria, ternura, entusiasmo ou esperança.Estabelecida dessa forma a prioridade do educador como sujeito, em relação a toda a estrutura escolar, os autores nos oferecem o que, neste caso, poderíamos chamar a arquitetura de uma missão compartilhada. É a arquitetura de um projeto comunitário de solidariedade e de esperança no qual confluem os sonhos compartilhados dos professores e professoras que trabalham em uma mesma escola, dinamizados, todos eles, por uma equipe de direção cuja função essencial é o apoio, o estímulo e a motivação do professorado.Na busca de um novo modelo de direção, analisam-se os novos processos de comunicação de que hoje dispomos, sem esquecer a empatia que persiste como alma de toda comunicação. Discute-se a questão do trabalho em equipe, o papel da liderança e o clima que deve predominar na escola.A obra se conclui com uma bela síntese em torno da idéia da educação como tarefa de humanização, que esteve sempre presente através do desenvolvimento do tema, e com preciosas indicações bibliográficas, divididas em quatro seções: direção, ser professor, educação em geral e temas vários.