Um baú de símbolos na sala de aula


Disponível
Editora: PAULINAS
Autor(es): Eunice Simões Lins Gomes
Coleção: Educar
Código: 523968

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Ficha técnica

Código de barras:
9788535635317
Peso:
110
Dimensões:
14.00cm x 0.00cm x 21.00cm
Código:
523968
Idioma:
PORTUGUES
Número de páginas:
72
Edição:
1
Data de Lançamento:
15/07/2013

Detalhes

Fundamentada nos estudos sobre a atividade da imaginação simbólica proposta por Gilbert Durand, esta obra traz um método didático-pedagógico que tem o intuito de explorar e motivar a imaginação dos educandos, a partir da utilização de um baú contendo objetos que suscitem sentidos simbólicos. A imagem é sempre, por ela mesma, portadora de um sentido que não deve ser procurado fora da significação imaginária; porque ela não é um símbolo arbitrariamente escolhido, mas é sempre intrinsecamente motivado, é sempre símbolo. Ao contrário da estrutura do pensamento moderno, marcada pelo racionalismo positivista que elimina o mito e minimiza o seu papel, encontramos na Teoria do Imaginário, proposta por Durand, o equilíbrio entre razão e imaginação, e é nela que a autora se apoia para desenvolver essa técnica de ensino, projetando as imagens numa total gratuidade, seja na forma epistemológica ou pedagógica. Não por acaso o baú com o qual é desenvolvida a proposta tem aqui um apelo simbólico, uma vez que considera que o universo do imaginário, pouco explorado na sala de aula, deve ser vigorosamente perseguido pelos professores, tal qual em contos de piratas em busca do tesouro escondido. O tesouro imaginário, embora escondido, é extremamente atuante e mobilizador dos anseios, sejam tanto dos educandos quanto dos educadores. Ao trabalhar com a teoria geral do imaginário, a autora motiva-os para uma nova forma de percepção - não mais pelo paradigma cartesiano da uniformidade dos conceitos -, na medida em que essa teoria induz a pistas para uma construção pluri, trans e meta-disciplinar, evidenciando o caráter basal que a linguagem simbólica possui. Aplicando a técnica "um baú de símbolos na sala de aula", o educador estará revelando o papel formativo que as imagens assumem ao possibilitar a integração da dimensão cognitiva e simbólica, da razão e sensibilidade, do racional e simbólico, bem como ao ressaltar a função educativa da imaginação, entendida como faculdade que assume e constrói a coerência do ser, tece e projeta as imagens.